O Embate Entre Crenças

islam_christianity

Por Leandro Ferraz

Olá queridos leitores tudo bem? Venho notando já algum tempo como é normal o desrespeito e a zombaria entre pertencentes a religiões distintas, e é sobre isso que trataremos essa semana. Muitos de vocês já devem ter se deparado com freqüentadores de uma religião, fazendo chacota com costumes e crenças relacionados a religiões alheias. Um tremendo absurdo esse tipo de atitude, uma vez que se a situação se inverter você estará sendo preconceituoso e poderá até mesmo ser processado.

Um dos pontos que ao meu ver, que não recebe a devida atenção das doutrinas religiosas é exatamente esse, deveriam pregar nas igrejas, templos, e etc, o respeito as crenças e costumes das outras religiões. Outro dia mesmo presenciei uma situação inusitada, estava indo pro trabalho e duas senhoras começaram a falar sobre um terreiro de umbanda, como elas estavam muito próximas foi inevitável não escutar a conversa. As duas riam e zombavam brutalmente de um centro de umbanda que ficava perto da casa delas. Faziam chacota com o batuque que eles fazem, com suas roupas brancas, o jeito que eles dançam, enfim, um total desrespeito.

Fiquei imaginando o contrário, se invertêssemos os papéis e fossem duas freqüentadoras da umbanda zombando de uma igreja evangélica. Provavelmente algum evangélico rebateria as críticas e começaria uma discussão. Fiquei observando em volta as pessoas e ninguém se importou com o acontecido, isso que me deixou chocado. Se você é religioso, você deve respeitar a religião e a crença alheia como quer que respeitem a sua. Jamais devemos sair difamando e escarnecendo de uma coisa que nem temos muitas vezes o devido conhecimento.

Destacaria também o preconceito e a falta de cultura que assola as pessoas quanto a maçonaria. Se não me engano é a religião (seita), cujo existem mais lendas. Uns dizem que é culto ao demônio, outros dizem que todos que participam ficam ricos, outros falam que na iniciação se deve fazer um pacto com o satanás e por ai vai. Enfim, ninguém sabe nada de concreto com relação a religião (fora os participantes) e ficam a todo tempo julgando e falando besteira relativo a uma coisa que vos falta conhecimento.

Isso acontece devido a preguiça das pessoas de se informar a respeito de algo, preguiça de ler e muitas vezes vontade de falar mal mesmo, infelizmente. Se você não conhece sobre um determinado assunto pesquise, leia, procure saber a respeito. A internet hoje está ai justamente para nos trazer informação e facilitar nossa vida. Não colabore com comentários absurdos de pessoas que não sabem nem o que estão falando a respeito. O respeito deve ser mútuo, não faça com os outros, o que não quer que façam com você, isso serve também para o campo religioso, se quer que a sua religião seja respeitada, não desrespeite a do próximo, só assim conseguiremos obter o devido respeito entre as religiões e evitaremos conflitos desnecessários. Sua religião não é melhor que a dele e nem a dele melhor que a sua, ambas são necessárias, porém adotam costumes e crenças diferentes, simples não?

Para fechar deixo a vocês uma frase de André Gide bem propícia ao momento que vivemos: “Só o ateísmo pode pacificar o mundo de hoje.”

Um abraço e até a próxima! Qualquer comentário, opinião ou crítica comentem abaixo, responderei a todos com muito prazer, obrigado!

Anúncios

Deixe seu comentário ou sugira o assunto do seu interesse para futuras publicações!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s