O Preconceito Contra Ateus

religiao-ateismo-marionete

Por Leandro Ferraz

Olá queridos leitores, tudo bem? Esta semana iremos tratar de um assunto que a algum tempo vem acontecendo não só comigo, mais com todo mundo que se assumiu ateu, o preconceito que sofremos. Não chega a ser um desabafo, juro, mas convenhamos que não é uma situação agradável. Por que? Vou expor algumas situações que muitos vão se identificar, certeza. Vamos lá, por exemplo, já cansei de ser hostilizado, de ser chamado de filho do demônio, ateu de internet, neo-ateu, modinha, por pessoas que tem pouca cultura ou não sabem exatamente sobre o que estão falando. Isso prova o quanto o preconceito ainda anda lado a lado com o nosso dia a dia, não só nesse campo, mais em todos imagináveis.

Essa semana uma cena da novela Babilônia onde um personagem é hostilizado por ser ateu, teve grande repercussão na mídia e serviu para nos atentarmos para esse problema. O mais incrível disso tudo é que os religiosos se incomodam e se acham desrespeitados por exatamente qualquer comentário feito quanto a esse assunto, quando o que mais sofremos são ofensas que partem exatamente deles. Um acontecimento corriqueiro que costuma me incomodar e muitos também já devem ter vivenciado, é que nada na vida do ateu pode dar errado, tudo que não dá certo em nossas vidas ouvimos o seguinte “as coisas estão dando errado pra você porque você não acredita em Deus…” Sério? Penso eu que se ele quisesse mesmo evitar nossa descrença, ele daria algum sinal de sua existência não? É mesmo justo me punir por algo que não é provado cientificamente que exista? Meio estranho esse modo de julgar seus “filhos”.

Todos nós temos aqueles parentes religiosos que adoram nos chamar a atenção ou dar aquela cutucada quanto a nossa descrença. O problema é quando isso toma grandes proporções e se torna preconceito, ai é que mora o problema.

Uma dica, se você nunca fez isso, faça um teste e fale em uma entrevista de emprego que você é ateu. Você certamente será perguntado “mais você acredita em deus né?” Pois muitos acham um completo absurdo não crer em Deus. Após essa pergunta experimente ser sincero e responder “não, não acredito em Deus” e aguarde a resposta da empresa. Se você der muita sorte do entrevistador não levar isso em conta você poderá até obter sucesso, mais provavelmente você receberá uma resposta negativa.

Infelizmente muitas pessoas atrelam o caráter a personalidade das pessoas. Já presenciei por exemplo, pessoas dizendo que quem não acredita em deus não chega a lugar nenhum, o que é uma tremenda idiotice, pois estão ai Dráuzio Varella, Fabio Porchat, Steve Jobs, Clarice Falcão, Danton Melo, Malu Mader, Ricardo Boechat provando que essa tese não tem fundamento nenhum e só serve para amedrontar aqueles que não tem conhecimento necessário sobre o assunto. Muitos mitos rondam o ateísmo, portanto é sempre necessário pesquisarmos certas barbaridades que são ditas pelos religiosos, pois a maioria das falácias desferidas por eles não tem nenhum fundamento, e só são ditas para tentar nos oprimir e nos ofender.

Não deixe de expressar sua descrença nas redes sociais ou onde quer que seja por medo dos religiosos. Infelizmente os mesmos estão sempre expressando sua religiosidade, sem se importar com ninguém. Defenda seu posicionamento quanto ao assunto e se preciso pesquise a respeito para argumentar com qualidade e não sair falando besteiras ou coisas infundadas como os religiosos fazem. Vivemos em um regime democrático, que prega a liberdade de expressão e não devemos ser discriminados simplesmente por usar a razão, raciocinar, buscarmos a verdade.

Juntos somos mais fortes, temos que nos apoiar e fortalecer o ateísmo, pois vivemos em um estado laico que infelizmente só funciona na teoria, na prática a bancada evangélica se fortalece cada dia mais no poder. Não devemos nos sentir culpados por sermos descrentes, temos esse direito e nada nem ninguém pode nos tirar isso. Seja quem você é, não fique se escondendo nas sombras com medo de repressão ou algo do tipo, esse tipo de conselho serve também para quem é agnóstico. Temos sempre que estar preparado para qualquer represália, pois o preconceito pode acontecer com qualquer um por qualquer motivo, por mais banal que seja. No Brasil qualquer opinião diferente que fuja do convencional gera esse tipo de situação desagradável, se você ouve metal e não pop ou rock como a maioria por exemplo, é discriminado, se é homossexual idem, se tem uma classe social diferente a mesma coisa, se é tatuado também e por ai vai. Portanto, lute contra esse preconceito que nos assola, defenda o que você pensa com unhas e dentes se possível, seja mais um em defesa da causa e tenha certeza, sua atitude encoraja milhões.

Para fechar deixo a vocês uma frase de Denis Didero “Perguntaram um dia a alguém se havia ateus verdadeiros. Você acredita, respondeu ele, que haja cristãos verdadeiros?”

Um abraço e até a próxima! Qualquer comentário, opinião ou crítica comentem abaixo, responderei a todos com muito prazer, obrigado!

Anúncios

4 comentários sobre “O Preconceito Contra Ateus

  1. eu não tenho preconceito com os ateus pois não sou uma mais acho horrível vocês acharem que não existe um Deus para nos aparar na vida nos problemas que temos e se vocês acham mesmo que Deus não existem isto é do conceito moral de vocês mais só não quero que vocês fiquem ai achando que somos controlados pela Religião pois não somos marionetes mais sim pessoas que fazem oque querem é amam nosso Deus.

    Curtir

    • Larissa, não tem nada de horrível em não acreditar em deus, assim como vcs tem seus motivos, nós temos os nossos. Motivos que posso listar aqui mais não vem ao caso no momento. Você pode até não ser marionete como disse, mais a maioria se comporta como tal e discrimina quem pensa diferente.

      Curtir

  2. É nítido que o que faz pensar não é bem visto por eles com bons olhos, fazem questão de usarem termos pejorativos ao se referir a gente exatamente com essa intenção, de alimentar o ódio contra os seres pensantes!

    Curtir

Deixe seu comentário ou sugira o assunto do seu interesse para futuras publicações!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s