ATITUDES: Ateu Nato X Ateu Naturalizado X Ateu Militante X Ateísta Kultur

Por Welbert Cabral

respeitar 2

Tudo bem galerinha ?

Hoje quero trazer para vocês uma reflexão sobre algo que sempre trazem à tona: Existe um jeito certo de ser ateu? Qual seria esta maneira “certa”?

Todos sabemos que a tradução literal da palavra ateu significa: SEM DEUS, ou seja, a negação do(s) deus(es) do Teísmo. Porém, a epistemologia desta palavra é mais profunda e sugere uma atitude crítica e reflexiva quanto às religiões de cada cultura. Desta forma, podemos afirmar que o ateu não é somente aquele que não crê em divindades, mas também aquele que crítica as religiões.
No entanto, cabe atentar que nos últimos anos vem ocorrendo diferenciações dentro do próprio ateísmo, separando aqueles que não creem em deus(es) em algumas categorias, que chamarei de:

  1. Ateu Nato: Pessoa que NUNCA acreditou em nada divino, NUNCA frequentou nenhuma religião e acredita ser normal a descrença. Alguns pensam que seja desnecessária a promoção do ateísmo.

  2. Ateu Naturalizado: Pessoa que já foi religiosa, mas acredita que não precisa promover o ateísmo, pois acredita que cada um deve buscar por si próprio o conhecimento sobre o assunto.

  3. Ateu Militante: Pessoa que já foi, ou não, religiosa, mas que acredita ser necessário combater a imposição religiosa dentro da política, defende a laicidade do estado e promove o ateísmo de forma política.

  4.  Ateísta Kultur: Pessoa que já foi,  ou não, religiosa, mas que acredita ser necessário combater a imposição religiosa dentro da cultura de forma geral. Para este, a religião é  um mal a ser combatido. Incomoda-se com as barbáries religiosas promovidas pelos pastores, padres ou sacerdotes, ou “ovelhas cegas”. Uma característica marcante do Ateísta Kultur é a reflexibilidade, ou seja,  a distanciação de dogmas religiosos preconceituosos, o que o torna livre de preconceitos contra  mulheres, negros e LGBTs . Promove o PENSAMENTO ATEÍSTA. (CLIQUE AQUI PARA LER MEU TEXTO FALANDO PENSAMENTO ATEÍSTA)

Diante destas definições, posso então compreender que não existe UMA forma certa de ser ateu, mas no mínimo quatro maneiras distintas entre si.


Por hoje é essa reflexão que quero deixar, e quero que vocês me respondam no comentário aqui embaixo:

Em qual definição você se encaixaria. e por que?

3 comentários sobre “ATITUDES: Ateu Nato X Ateu Naturalizado X Ateu Militante X Ateísta Kultur

  1. Eu, Sergio Viula, estou entre o # 3 e o # 4. Não acho que religião é um mal a ser combatido, mas o fundamentalismo, o fanatismo, a segregação baseada em pressupostos religiosos, sim. Também não acho que ela seja boa em si. Geralmente, impede que o indivíduo alce voo livre. Alguns há que nunca sairão do chão, graças às suas crenças religiosas. Por isso, acho que vive melhor quem vive sem religião, desde que possua valores humanistas e viva de acordo com eles.

    Considero, porém, importante denunciar as falácias dos fundamentalistas. E penso que quando o fazemos, contribuímos para o pensamento crítico dos que não são fanáticos. Parece-me que eles acabam se tornando mais equilibrados, à medida que pensam de modo sistemático sobre o que dizemos. E isso também coloca uma tremenda responsabilidade sobre nossos ombros – dependendo de como fazemos nossa militância, podemos contribuir para o crescimento do ateísmo ou para o arrefecimento do fanatismo.

    Fato é que, no mais das vezes, nós, ateus, nos sentiremos isolados do grupo mais amplo, porque simplesmente somos a minoria. Cito minha experiência a título de ilustração: Em toda a minha família nunca se soube de um único ateu. Eu sou o primeiro e único ateu de fato até o momento. Mas, uma coisa é certa – já dei muito o que pensar para essa turminha do meu sangue, especialmente para os que leram Em Busca de Mim Mesmo. Minha mãe, por exemplo, crente fervorosa, largou na metade. Não aguentou pensar fora da caixinha, mas pensou, mesmo que por pouco tempo. 😉

    Abraço, Welbert.

    Sergio Viula

    Curtir

  2. Discordo da primeira definição: ateu é quem não está convencido da existência de deuses. Posto isto, existem filosofias que incluem o ateísmo. Eu, por exemplo, sou apóstata do cristianismo, libertário e adepto do naturalismo metafísico. Talvez haja um niilista que discorde de mim em tudo, menos no ateísmo. Ou um marxista, ou alguém que nunca parou para considerar as possíveis cosmovisões. Não dá para descrever o ateísmo como uma mera escala

    Curtido por 1 pessoa

    • Obrigado pelo comentário Henrique.
      Meu texto trata das ATITUDES, e não da definição do ser ateu. Isto fiz em outras publicações, e em artigos que estou produzindo.

      Curtir

Deixe seu comentário ou sugira o assunto do seu interesse para futuras publicações!

