“Santa” (?) Inquisição (!)

Por Laudenir Araújo


O que foi a “santa inquisição”?

Quanto tempo durou?

Ficou restrita somente à Europa?


Responderemos a partir de agora a todas essas perguntas.

A inquisição foi criada no século XIII, logo após o fim das cruzadas. Era tribunais que aplicavam a “lei de deus” a todos aqueles que se opunham a doutrina da instituição romana. Seus opositores, em geral pensadores, mas também aqueles que professavam outra fé, que sofriam de alguma deficiência física ou mental eram perseguidos, julgados e condenados à prisão temporária, perpétua ou a morte, que no geral era executada em praça pública através da fogueira.

O tribunal não se limitava aos considerados como hereges, havia condenações pelos motivos mais absurdos que se possa imaginar, como por exemplo a afirmação de que a terra era redonda.

Clérigos da própria instituição também foram condenados a prisão naquela época. Os monges da facção de São Bento, eram proibidos de sorrir e caso o fizessem eram igualmente condenados por heresia, porém a pena geralmente era umas chicotadas e excomunhão.

Cabia aos bispos, a função de vigiar e zelar pela “pureza” das doutrinas religiosas dos fiéis e isso era um “direito” do ministério episcopal e quem interviesse na questão era considerado ofensor da autoridade da santa madre igreja.

Nos dias atuais, vemos a mesma inquisição, mesmo que veladamente condenando várias minorias como os homossexuais, seguidores das religiões de matriz afro, ateus e agnósticos, porém a este tipo de inquisição é dado o nome de intolerância religiosa, difundida ao extremo por fundamentalistas de algumas denominações protestantes.

O tribunal do “santo ofício” escreveu capítulos da história com terror e sangue de inocentes de toda a Europa meridional e ainda transpôs mares para assolar a América e o oriente.


inquisiçao 6


No Brasil, a inquisição foi instalada no período colonial, mas não com tanta força como na Europa, houve alguns julgamentos no nordeste e todos relacionados ao comportamento dos brasileiros.

Como o Brasil estava subordinado ao Tribunal de Lisboa, este enviava à colônia brasileira os visitadores para observar e relatar como andava as questões de fé do povo brasileiro.

Ocorreram três visitações nas províncias brasileiras de Pernambuco, Bahia e no Maranhão e Grão-Pará.

Foram julgados, principalmente, alguns casos de heresias relacionadas a condutas morais e práticas religiosas dos brasileiros. A inquisição chegou também a perseguir alguns judeus que aqui moravam.

Não há relatos históricos de que no Brasil tenha havido torturas e enviou de pessoas para a fogueira, como ocorreu em terras europeias.

Hoje vemos pessoas serem atacadas nas ruas apenas por não professarem a fé cristã, ou até mesmo por se oporem à o desejo de alguns de dominar, subjulgar e expoliar aquilo que não lhes pertence em detrimento da fé cristã.

Assim sendo é possível dizer que a Santa inquisição continua a atuar até os dias de hoje, tendo mudado apenas de denominação, de católica para protestante, e mudando de líderes de Reis e Papas para Pastores e Bispos evangélicos.

Deixo-vos com uma passagem bíblica do livro de Marcos capítulo 4, versículo 25.

Porque ao que tem, ser-lhe-á dado; e, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.

REFERÊNCIAS:

http://www.suapesquisa.com/historia/inquisicao/inquisicao_brasil.htm

http://www.mkmouse.com.br/livros/Os100AcontecimentosImportantesdaHistoriadoCristianismo.pdf

https://www.bibliaonline.com.br/acf/mc/4/25

Anúncios

2 comentários sobre ““Santa” (?) Inquisição (!)

    • Boa noite SIdney , obrigado pela visita e por colaborar conosco no sentido de esclarecer duvidas dos leitores. Sim, podemos citar o Astrônomo Galileu Galilei, que foi perseguido, julgado e condenado pelo tribunal do santo ofício. A perseguição começou em 1597 quando ele se manifestou a favor de Copérnico, o que desapontava a igreja romana.Em 1615 Após receber as denúncias contra Galileu, feitas formalmente pelos padres Lorine e Caccine, em 07 fevereiro de 1615, por meio de uma carta dirigida ao Cardeal Paolo Camillo Sfrondati, Prefeito da Congregação do Índice, que instituiu as
      investigações e a constituição de dossiê contra Galileu. até que finalmente galileu foi intimada e condenado por heresia pela inquisição em 1633 e teve renegar suas conclusões para que sua condenação fosse atenuada para exílio e prisão domiciliar, caso contrário teria o mesmo destino de Giordano Bruno a fogueira.

      Espero ter ajudado.
      Atenciosamente Laudenir Araujo.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário ou sugira o assunto do seu interesse para futuras publicações!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s