Halloween ou dia das bruxas

Por Laudenir Araújo

chavo_bruxa75

 

O que sabemos da tradicional comemoração do dia das bruxas?

As festividades comemorativas do Halloween datam de mais de 2500 anos e surgiu da mitologia Celta, pois este povo acreditava que no dia 31 de outubro os espíritos dos mortos saiam dos cemitérios para se apossarem dos corpos dos vivos no ultimo dia de verão.

Imigrantes irlandeses levaram esta tradicional festa para os EUA onde ela se faz mais presente nas tradições daquele povo e que vem sendo incorporada também ao nosso folclore.

Conforme se deu a ocupação das terras da Europa pelos povos pagãos, que trouxeram esta influencia cultural em pleno o processo de disseminação do cristianismo os cristãos, se preocuparam com a influência negativa que a celebração poderia causar, então, a igreja tentou se adaptar ao culto pagão e “transferiu” uma de suas comemorações a do dia de todos os santos, que era realizada no mês de maio, para de 1° de novembro,e assim daria um “VOLUME” maior a sua festividade, incorporando os bárbaros, que já haviam se convertido, aos ritos da igreja e esperando que esse “volume” maior convertesse os bárbaros ainda não convertidos.

Os celtas, antigo povo que habitava as Ilhas Britânicas, acreditavam que o mundo seria ameaçado na véspera do evento pela ação de terríveis demônios e fantasmas. Dessa forma, o “halloween” que vem da expressão (Allhallow’seve), nasce como uma preocupação simbólica onde a festa cercada por figuras estranhas e bizarras teria o objetivo de afastar a influência dos maus espíritos que ameaçariam suas colheitas. E isso preocupava a igreja, já que eles achavam que demônios poderiam afastar as pessoas da crença em Deus e Jesus e então cristianizou a festa instituindo o dia de finados no dia 2 de novembro. Sendo assim, com 2 datas comemorativas cristãs e incorporando uma pagã a igreja achou que teria resolvido o problema da festa pagã, mas por volta do século XVI, com as reformas protestantes promovidas por Martinho Lutero e João Calvino todo o cenário mudaria, retrocedendo e por que não dizer repetindo tudo que a igreja católica fazia na época da “santa” inquisição. Instituindo também uma caça às bruxas dizendo que os festejos não eram só pagãos ou seculares, mas também anti-cristão e por consequência contra o que eles pregavam. Por isso a data de 31 de outubro é considerada uma afronta do Diabo à Cristo, Tanto que em 2009 o VATICANO condenou a festa como perigosa e repleta de elementos anti-cristãos. Talvez por isso, nesta data seja comemorado o dia da reforma protestante, o dia em que começou a ERA DAS TREVAS.

Sabemos por meio da história que diversas pessoas foram condenadas a morte por heresia, apenas por ter algum distúrbio mental ou por que eram considerados opositores do sistema e todo esse ódio pregado pela bíblia que em alguns livros justifica-se e apresenta as soluções.

Vejamos em Ap 20.14, usa o termo “thanatos”, que significa “separação”, ou seja; separação eterna de Deus.

 

Em I Sm 15.23 diz que a feitiçaria é pecado, em Lv 19.26,31; cita: adivinhações e encantamentos como contaminação, em Dt 18.10-12, tem uma lista considerável de praticas que Deus as chamam de abominações, dentre elas: sacrifícios a deuses pagãos, magia, adivinhação ,mágica,feitiçaria,consulta a mortos.

A Bíblia adverte em I Jó 3.4, que o pecado é iniquidade, ou seja; quem pratica a iniquidade peca. E no versículo 8:“quem comete o pecado é do diabo…para isto o filho de deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo”.

Todas as atrocidades cometidas contra a humanidade e também com animais são justificados pela ignorância deste livro, esperteza de quem o prega como verdade e inocência de quem nele crê.

Conclusão: Os católicos tentaram incorporar mais uma festa pagã ao seu calendário, assim como o fez com o carnaval, os protestantes tentaram eliminar a cultura de vários povos, porém jamais apagarão a história, apenas escreverão com sangue de inocentes episódios nefastos de sua própria crueldade.

 

Fontes:

http://filipeepriscilarosa.blogspot.com.br/2011/10/dia-da-reforma-protestante-e-halloween.html

http://www.alemdaimaginacao.com/Noticias/A%20Historia%20do%20Haloween.html

http://www.brasilescola.com/halloween/historia-halloween.htm

http://www.suapesquisa.com/datascomemorativas/halloween.htm

http://mensagenspoderosas.webnode.com.br/products/desvendando-o-halloween-31-de-outubro-dia-da-reforma-protestante-/

http://www.suapesquisa.com/protestante/

 

Anúncios

Deixe seu comentário ou sugira o assunto do seu interesse para futuras publicações!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s