Religião Ateísta?

Por Welbert Cabral pense   Diante do crescimento expressivo de ateus, como afirma Martin (2014), surgem algumas tentativas de intimidar e até mesmo cessar tal acontecimento. Com isso, alguns religiosos utilizam de termos pejorativos ou tentam chamar a militância ateísta de religião. Bom, então precisamos entender o que significa o ateísmo, agnosticismo, teísmo, panteísmo e deísmo de forma clássica e simples. Aprofundando apenas o sentido da própria palavra ATEU e da palavra RELIGIÃO, objetivando identificar a veridicidade da afirmação “ateísmo é uma religião”. Tentarei , então, trazer luz a essas questões. Vem comigo?!


A palavra ateu teve seu surgimento no grego clássico na palavra ἄθεος (atheos), junção da partícula de negação “a” mais a palavra deus em grego –theos, dando-nos o significado “sem Deus”. O termo ateu também era utilizado de forma pejorativa, na tentativa de ridicularizar e coibir quem criticasse a religião dominante de sua cultura, como vemos no caso de Sócrates relatado por Platão. Porém, ateu é TODO aquele que realmente NÃO crê em “theos” (deus-es), nem em nada sobrenatural ou “divino”, tal qual espíritos, entidades, fadas, gnomos, etc.
Ateísmo, para entender de forma simplificada, seria a negação do Teísmo.


E o que seria o Teísmo?
Teísmo, também teve sua origem em ἄθεος (theos), trata-se da crença em deus(es)- sendo este(s) pessoal e intervencionista(s). Monoteísmo é a crença em um deus central, único – Ex.: Cristianismo. Politeísmo é a crença em vários deuses – Ex.: Hinduísmo.
Obs: O teísmo afirma ser possível conhecer deus(es), e alguns afirmam ser possível provar a existência do (s) mesmo (s).


O que seria o Panteísmo?

Panteísmo assimila o termo grego “PAN”, que significa “TUDO”. É a crença de que tudo e todos fazem parte de um Deus, que é abrangente e imanente, que a Natureza e o Universo são um consigo, formando assim: Deus.


O que seria o Deísmo?

Deísmo é a crença em um Ser Superior – um Criador ou Organizador do Universo. Porém, rejeita as religiões e não acredita na intervenção “divina”, nem em eventos “sobrenaturais”. Poderia se dizer que os deístas acreditam em um deus que não é pessoal nem intervencionista como os teístas acreditam, portanto não teria sentido criar uma “religião” (abordarei o sentido desta palavra mais tarde).


E Agnosticismo, o que significa?

Com sua origem na palavra agnostos, sendo a junção da partícula de negação “a” mais a palavra Γνωσις (gnosis, gnostikos), tem sua tradução como “não-conhecimento”. Trata-se de uma postura filosófica que afirma o CONHECIMENTO é incognoscível, ou seja, impossível de se obter certezas.

(Não entrarei no mérito sobre “agnóstico” ser resposta para a pergunta “você crê em deus?”, pois não é o intuito desta publicação, prometo voltar nisso em outro momento).


 

“Ok! Isso eu já sabia, mas e daí? O que isso tem a ver?”– Você deve estar se perguntando, suponho eu.

Bom, após relembrar o sentido de cada um destes termos, vejamos o que significa “RELIGIÃO” e se faz sentido afirmar que ateísmo é uma. Ainda se questionam a origem da palavra religião, porém existe um consenso que sua origem teve no latim “religio” ou “religare”- Cícero (45 AEC -Antes da Era Comum), Lactancio (século III e IV EC -Era Comum.), ambos significam religar. Religar os seres humanos ao divino, a(os) deus(es).

A religião possui regras e dogmas, normalmente rígidos.


 

Mas espera ai! ! !

Ateísmo não propõe religar -nem ligar- nada a ninguém, nem a lugar algum.

Logo, é incoerente afirmar que ateísmo é uma religião.

Também não possui regras, muito menos dogmas.

O que existe é uma militância de ateus, com interesse em se opor à intervenção de religiosos extremistas na politica oficial.

Existe também  alguns ateus que se incomodam com a imposição cultural  de uma religião em detrimento das outras,  e expondo os absurdos da religião cristão – que é a religião dominante/dominadora do país. Afim de mostrar que estes não são melhores nem superiores a ninguém.

Não existe jeito certo de ser ateu!

Se alguém realmente NÃO acredita em deus(es), nem em nada sobrenatural- incluindo espíritos, fadas, gnomos, etc.; esse alguém é ateu. O resto é falácia do escocês.

Essa tentativa de estigmatizar, tornar abjeto o ateísmo está cada vez mais perdendo espaço para o esclarecimento.

O instrumento maior de religiosos ainda é o medo, sobretudo o medo de duvidar, de questionar .

Outro dia, conversando com um amigo, ele disse “eu não quero que abra meus olhos”, e olha que nem estava falando de ateísmo, apenas passando informações teológicas sobre o próprio cristianismo.

Enfim, antes de criticar, ou digitar comentários sobre quaisquer que sejam os assuntos, recomendo uma pesquisa sobre o mesmo. Ou então, encontre pessoas que entendam sobre variados assuntos e chame-os quando precisar. Assim você vai aprender um pouco mais, e no pior das situações você irá mudar de opinião.

Afinal, certezas são para os “crentes”.

Deixo uma citação de Nietzsche que gosto muito pra finalizar:

“Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse.”

medoREFERÊNCIAS: MARTIN, S.L. Comunicação e ateísmo: Novas contexturas no Brasil. Dissertação de Mestrado. Universidade Municipal de São Caetano do Sul.

Anúncios

2 comentários sobre “Religião Ateísta?

  1. Gostaria de deixar uma sugestão; já que estamos em um site Ateu e de propaganda científica, que se usasse a datação acadêmica AEC (Antes da Era Comum) e EC (Era Comum).
    Bem, no primeiro parágrafo depois das definições é dito:

    “…Cícero (45 A.C.), Lactancio (século III e IV D.C.)…”.

    Pois na minha modestíssima opinião seria mais coerente se assim fosse…

    Curtido por 1 pessoa

Deixe seu comentário ou sugira o assunto do seu interesse para futuras publicações!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s