“Destruição do homem moderno…”? Vamos refletir sobre isso!

Por Leandro Ferraz

Hoje me debruçarei sobre um tema que me incomoda muito, e utilizarei de uma matéria da semana passada, mas que ainda vale à pena refletir sobre seu conteúdo. Convido a você, querido(a) leitor(a), a usar de pensamento crítico junto comigo.


No dia 1º  de novembro de 2014 o site Yahoo  trouxe uma reportagem onde o Papa Francisco abordou o seguinte tema “Destruição do homem moderno”, e o que o leva a “devastar a vida, a cultura, os valores, a esperança”. Na matéria, o mesmo, diz: “Somos capazes de devastar a Terra melhor do que os anjos. E é o que estamos fazendo (…) devastando a vida, as culturas, os valores, a esperança.”.

Vamos lá!

Quando ele -o Papa- fala que estamos devastando a terra, será que o mesmo incluiu a contribuição das religiões também nesse meio, uma vez que as mesmas são causadoras de tanto mal pra humanidade?

Temos como exemplo claro e recente, a guerra declarada entre judeus e palestinos que se arrasta durante anos a fio sem cessar. As atrocidades cometidas contra as mulheres no Paquistão, onde são jogados ácidos em seus rostos simplesmente por sua beleza, ou pelo fato do marido achar que por algum motivo essa punição é merecida. Podemos citar também como muitos se utilizam da fé alheia e com isso prometem curar doenças terminais, como câncer, AIDS, tumores, etc…  e dessa forma, conseguem arrecadações absurdas, enriquecendo cada dia mais o clero, pastores e sacerdotes, que induzem os “fiéis” a dar, do seu “pão de cada dia”, os 10%  de dízimo ou as vezes bem mais do que isso para “ofertar” a igreja.ee (16)

Saltou-me aos olhos a parte que o Papa fala sobre “valores”. Afinal, quais são os tais “valores” religiosos? Ofender e excomungar quem pensa diferente deles? Fazer ameaças, como “quando você tiver queimando no fogo do inferno você pedirá a misericórdia de Jesus…”, ou “Quando você tiver um câncer não adianta buscar Deus não hein…”?São esses os valores a qual nós devemos nos espelhar?!!! Dispenso tais valores!

porque combater religiao 3

Como se já não bastasse, a matéria declara que “O pontífice invocou a ajuda de Deus para deter essa louca corrida da destruição”.

E ainda: “O homem (…) acha que é Deus, que é um rei. Mas é uma indústria dadestruição. É, inclusive, um sistema de vida que faz que as coisas não possam se ajustar (…) e vocês as exclui: excluem-se as crianças, as pessoas de idade, os jovens sem trabalho (…) os povos”.

Considerando que ele pudesse existir, por que somos simplesmente ignorados por “Deus” diante tanta atrocidade?

Tanta desigualdade social, fome, miséria, mortes, calamidades, tantas pessoas inocentes pagando porque -segundo a crença deles- são todos pecadores, merecedores do tormento eterno?

É inadmissível um ser de tamanha grandeza e de tantos poderes sobrenaturais, como afirmam eles veementemente, simplesmente ignorar e virar as costas perante a tudo que acontece com a humanidade!!!

Não é essa a religião do “Deus de Amor”?

Onde está a compaixão e a misericórdia desse “Deus todo poderoso”?

Ele também cita na matéria sobre o hemisfério norte, os povos que foram devastados pela guerra, e disse: “Agora, começa o frio: esses pobres que têm de fugir de suas casas, seus povos, no deserto, para salvar suas vidas, e vivem em barracas de campanha. Tem frio e fome e precisam de medicamentos”. Porque a própria igreja que arrecada milhões e tem isenção fiscal não ajuda esses povos?

O problema foi apontado- ok!- mas onde está a solução?

Os religiosos, e seus “fies” podiam muito bem se mobilizar arrecadando doações através de campanhas,  ajudando realmente os mais necessitados, ao invés de ficarem apenas orando ou reclamando da vida. Antes de se fazer esse discurso de paz e culpar os homens pela destruição da cultura esperança e valores.

Enquanto a maioria das pessoas acharem que precisam da religião -para ser uma pessoa honesta e com valores morais e éticos- nós não conseguiremos “evoluir” como ser humano.
É por essas e outras coisas que penso que é necessário combater a religião na política. Pois não fazem nada para melhorar a vida das pessoas, apenas querem decidir o que os outros podem ou não fazer com suas vidas, segundo sua religião. Até aqueles que não acreditam nela.

Não tenha vergonha de expressar seu ateísmo!

Vamos nos libertar desse estigma e vencer o preconceito.

Para fechar deixo a vocês uma frase de Sócrates: “Para encontrar a si mesmo, pense por si mesmo.

Segue o link referente a matéria citada:https://br.noticias.yahoo.com/papa-denuncia-cultura-destrui%C3%A7%C3%A3o-homem-moderno-193205379.html

Se quiserem saber mais sobre as mulheres do Paquistão ao qual citei na matéria, segue o link com mais detalhes: http://noticias.r7.com/internacional/conheca-o-drama-das-mulheres-sem-rosto-no-paquistao-23012013


Deixe seu comentário aqui embaixo, ou sugira um tema que gostaria que abordássemos.

Anúncios

Deixe seu comentário ou sugira o assunto do seu interesse para futuras publicações!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s